A publicidade online, é um meio de promoção que tem cada vez mais vantagens.
Através deste meio de promoção, é possível determinar o anúncio que melhor se adapta ao público alvo do site em questão, assim é muito mais fácil atingir o cliente-alvo em questão, evitando assim a dispersão de comunicação e tornando o anúncio muito mais eficaz.
Uma campanha de propaganda online pode ser planeada de várias formas, utilizando diferentes formatos de anúncios: rich media, flash, pop-ups e pop-unders, banners verticais, DHTML, e outros. A campanha pode investir em algumas alternativas que melhor se adequam ao público-alvo, o anúncio pode investir na: quantidade, por cliques nos banners, patrocínios e outros.
Este tipo de promoção tem as suas vantagens, como ainda não é um recurso que transmita tanta confiança como um anúncio televisivo ou impresso, os custos são muito mais baixos. Outra das vantagens e talvez a mais importante, é que através deste meio de publicidade, é dada a possibilidade de interacção por parte do público, o que facilita muito mais a percepção da mensagem presente no anúncio. Ainda há a possibilidade de o cliente apenas com um 'clic' aceder ao site do produto/serviço em questão e aceder a toda a informação que necessita, tal como encomendar o produto via online.